A  REGIÃO

 

 

 

                  Introdução  Como chegar  As casas  Actividades  Contacto  Reserva  Preços

                                 

                                    

PARQUE NATURAL DE MONTESINHO
CASAS DE CASARES

Casares, no concelho de Vinhais, é uma aldeia de tradições puramente rurais, onde noutros tempos o contrabando contribuiu decididamente para manter a subsistência dos seus habitantes, que são pessoas simples, a quem a vida árdua do campo não tira um sorriso sempre aberto para receber, com afabilidade e simpatia, quem os visita.

Situa-se no sopé da Serra da Coroa e em pleno Parque Natural de Montesinho fazendo fronteira com Espanha. A serra da Corôa é um complexo montanhoso, que contem características de fauna e flora quase únicas na região, com uma altitude de cerca de  1200mts, formando com a serra de Montesinho com 1400mts as duas maiores elevações do Parque Natural de Montesinho, integrados na Rede Natura 2000.

À beleza paisagística desta região da Terra Fria do Nordeste Transmontano, junta-se a sua riqueza de património arqueológico, património arquitectónico, museológico, tradições e cultura, bem como a sua diversidade de fauna e flora, pois para além da caça menor, ainda se pode observar o veado, a corça, o javali, o lobo, a raposa e diversas aves de rapina.

Dispõe de uma fora muito rica em plantas aromáticas e medicinais, algumas delas utilizadas na preparação do fumeiro e outros pratos gastronómicos desta região.